15 ANOS DO GRUPO DE PESQUISA EM TRABALHO-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL (GPTEEA): reflexões sobre ambiente e sociedade
Descrever de forma breve o processo de desenvolvimento deste Produto Educacional é de certa forma manter o registro dos passos e caminhos tomados no decorrer da pesquisa, facilitando a memória do trabalho ao mesmo tempo em que explicitamos nossas intenções de pesquisa.
A configuração do site está composta pelos diferentes subprodutos, caracterizado por um conjunto sólido de intenções, que permearam principalmente o curso de extensão II, dando origem: a) Vídeos de apresentações de trabalhos, devidamente autorizados no ato de ingresso aos curso I e II, de uso da imagem (videoaulas síncronas e assíncronas, palestras com debates – produto de seminário); b) Roteiro metodológico do processo para ações práticas; c) Indicadores teóricos para a prática de orientações básicas e específicas de reflexões para a organização do site); e) Relatos de experiências exitosas (composta por slides descritos pelos sujeitos em formação); d) Elaboração de produtos em formato virtual, levando em consideração o momento contemporâneo, artigos e um canal do youtube próprio do site AmbientAç@o.
Nesse contexto, a escolha do site como PE de (in) formação e divulgação para a EA, justifica-se por ser um ambiente virtual em rede, conectado com o mundo, consolida uma infinidade de produções digitais, hospedando links de outros ambientes virtuais da EA, incluindo cursos e conteúdos gerados por outros possíveis parceiros (instituições, pessoas, organizações), inclusive trabalhos de pesquisadores membros do GPTEEA e demais pesquisadores do próprio PROPEC.
Já a escolha da modalidade EaD nos cursos aqui expostos, veio agregar valor de tempo e flexibilidade de espaço aos profissionais da educação como nosso principal elemento para a formação continuada de Educadores, uma vez que precisam dessa flexibilidade para estudos, com vistas a conciliar as demandas do trabalho do dia-a-dia com a formação. Foi exatamente o que fizemos junto a equipe Multidisciplinar Proponente Mediadora (MPM), que pôde atuar em tarefas, pensar os cursos, participar de decisões, elaborar, organizar, coordenar e acompanhar unidades/ disciplinas, tomando ações em local e horário conveniente a rotina profissional.
O processo de elaboração do site se deu por meio do Google site, que de acordo com o mesmo: "[...] é uma plataforma desenvolvida para que empresas de todos os tipos e tamanhos pudessem criar seus websites corporativos de maneira intuitiva, com alta qualidade e design interessante para seus usuários. Tudo isso sem a necessidade de conhecimentos de programação. É só arrastar e soltar os modelos prontos". E o melhor é que pode ser feito gratuitamente e não precisa ser empresa para isso. Qualquer um que queira ter um site e organizá-lo como uma plataforma poderá fazê-lo, não só pelo Google site, mas outros como a WIX, SITE123, etc. O que favorece a qualquer Educador, que tenha acesso a internet, e o desejo de um ambiente interativo e acolhedor de suas tarefas, trabalhos e grupos.
Por ser intuitiva, basta conhecer o caminho para chegar até o Google-site, e dentro dele descobrir diferentes possibilidades de desenvolvimento e organização. Foi exatamente isso que fizemos! Vontade, pesquisa e conhecimento do que se desejava fazer, os demais desdobramentos até que se chegasse a esta forma foram intuitivos e a alimentação gradual, a medida em que avançávamos nos estudos, aa execução dos cursos de extensão, na elaboração de vídeos, na escrita de artigos e capítulos, estes últimos explicam melhor sobre os subprodutos ou artefatos que hospedamos aqui no site.
Ao passar pela avaliação em primeira instância, realizada por cursistas da especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, foram apontados no site, diversos pontos positivos e alguns negativos, que nos focamos em suprimi-los, como ajustes de fonte, cores, acesso mais direto de contato dos visitantes à organização do site, erros de digitação, links que não abriam, ajuste no título inicial apontado pela banca ao passarmos pela qualificação no doutorado.
O site ainda passará pela validação em segunda instância, realizada por especialistas da área de educação, tecnologia e ciências. Esta avaliação por especialistas terá como referência a ficha de avaliação e validação de Produto Educacional proposto por RIZZATTI e MENDONÇA (2020), que analisa aspectos relacionados a complexidade do site, seu impacto, sua aplicabilidade, o acesso, a aderência e o teor de inovação.
Nesse sentido, o site representa um espaço de estudo, aprendizagem, diálogo e pesquisa que se resume (na própria realidade dos estudos do doutorado), conduzindo aos visitantes, o (re) conhecimento social de suas próprias publicações, dos feitos e efeitos cursistas e do Grupo de Pesquisa Trabalho-Educação e Educação Ambiental (GPTEEA), que favorece a educação no exercício do ensino de Ciências, atendendo às percepções socioambientais, transversalizado pelo currículo educacional e escolar. Muitas discussões tecidas nos cursos de extensão, bem como os vídeos do canal do site tem forte referência com o diálogo realizado no interior do GPTEEA, coordenada pelo professor Doutor Alexandre Maia do Bomfim.
Sobre a estrutura que pensamos para o site: