15 ANOS DO GRUPO DE PESQUISA EM TRABALHO-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL (GPTEEA): reflexões sobre ambiente e sociedade
Este site é o Produto Educacional (PE), resultado das pesquisas e práticas realizada no decorrer do Doutorado Profissional em Ensino de Ciências, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC), pertencente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Nilópolis.
O título da tese é a: Formação de Educadores e a Transversalidade da Educação Ambiental: O site como recurso digital de ensino, organização, divulgação e reflexão socioambiental, que surge de nossa inquietação como Pedagoga ao perceber a dificuldade de implantação de cursos de extensão na modalidade da Educação a Distância (EaD). No entanto, com a reclusão social imposta pela pandemia, da Covid-19, em 2020, houve a necessidade dessa apropriação tecnológica pelos Educadores da educação profissional Técnica de nível médio, o que oportunizou a implantação e aceitação de alguns colaboradores internos e externos ao projeto de Educação Ambiental (EA), com proposta de oferta de cursos de extensão na modalidade EaD. Fizemos dois cursos e no primeiro, em 2020, estávamos ingressando ao Doutorado, o que foi muito bom por ter sensibilizado nosso olhar sobre os temas da Educação-Ambiental-Crítica (EA-Crítica), nos despertando para situações de necessários ajustes e correções do curso que só culminaram em seu término com as teorias estudadas no Doutorado e o resultado da avaliação do curso pelos cursistas.
Em 2022 elaboramos uma nova versão para um outro curso de extensão que dialogasse mais com as temáticas e problemas reais do cotidiano dos próprios cursistas em uma percepção mais progressista, principalmente para a educação e o ensino de Ciências. Neste curso II o público-alvo passa a ser os educadores em especial aqueles atuantes no Ensino Médio e na Educação Profissional e Tecnológica. Enquanto que no curso I, em 2020, o público-alvo eram pessoas que tivessem interesse em aprender a desenvolver projetos socioambientais, em destaque com foco de estudo voltadas para cartilhas para da Agenda Ambiental da Administração Pública ou (A3P). Este último foi o piloto que nos deu oportunidade de melhorarmos nossa prática, atendendo um novo público de maior potencial de multiplicação das práticas da EA-Crítica.
Devido a grande demanda de dados e informações gerados nos cursos I e II, no final de 2022, entendemos que consolidá-los neste site seria uma forma de organizar os procedimentos acadêmico científico das produções provenientes das teorias e práticas do Doutorado, divulgando os feitos e as ações criadas para a implementação e o trabalho com a EA-Crítica. E nisso, vimos mais uma forma metodológica de educadores organizarem seus trabalhos, tornando-os públicos, e atingindo pessoas em longo alcance. Um papel bem coerente com a docência e educadores formais e não formais.
Nesse sentido, trazemos temáticas que transversalizam a escola, as questões Socioambientais mais críticas e que tem como público-alvo preferencial, mas não exclusivo, os Educadores do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica e Tecnológica.